Em termos de background organizativo a Juventude Socialista do distrito de Coimbra está inserida numa organização nacional e deve, por isso, cumprir e respeitar o que está disposto nos seus estatutos e regulamentos e ser um parceiro activo das estruturas nacionais. Parceiro activo é aquele que participa mas também aquele que contribui com ideias e reflexões para a melhoria da participação política dos jovens.
Além disso, a Juventude Socialista do distrito de Coimbra deve ligar-se à comunidade que representa, e estar atenta, nomeadamente, às enormes assimetrias sociais, económicas e estruturais dos seus vários concelhos que se repercutem na juventude, na sua qualidade de vida, mas também nas suas oportunidades de futuro . A noção de região enquanto corpo identitário é uma aposta estruturante para fazer de Coimbra (distrito) um eixo de desenvolvimento e de aposta nacional e internacional.
Finalmente, mas não menos importante, a ligação ao Partido Socialista deve ser feita sem abdicar da identidade e forma de fazer política dos jovens, conscientes, no entanto, que o Partido Socialista é o partido do Governo e o seu objectivo de modernizar Portugal e fazer avançar o nosso país deve ser, também, uma causa da Juventude Socialista no distrito de Coimbra. A Juventude Socialista do distrito de Coimbra deve também dar um contributo mais significativo para o rejuvenescimento dos quadros do partido promovendo a formação política dos seus militantes.
Estes três vértices do triângulo são a espinha dorsal a partir da qual pode emergir um programa político coerente e sustentável. A cada uma destas ligações fundamentais deve a Juventude Socialista do distrito de Coimbra dedicar parte do seu esforço diário de trabalho político.
Sem comentários:
Enviar um comentário