terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Apresentação de Candidatura

Car@ camarada:

Acredito que a Federação Distrital de Coimbra da Juventude Socialista pode, e deve, dar um contributo fundamental para a afirmação dos valores e princípios da esquerda moderna e democrática, junto dos jovens do nosso distrito.

A construção de alternativas e projectos políticos no seio de qualquer estrutura político partidária deve ser sempre entendida como um contributo para a democracia interna, bem como para o fomento do debate e o reforço da organização. Convictos desta certeza, congratulámo-nos pela existência de mais do que um projecto político concorrente à Federação Distrital de Coimbra da Juventude Socialista.

Defendemos uma estrutura que coloque o enfoque da sua actuação nos jovens que habitam no distrito de Coimbra, nos problemas que os afectam e no debate de ideias e projectos que lhes permitam conquistar novos direitos e melhores condições de vida.

Para isso a Juventude Socialista necessita de se reforçar e melhorar enquanto estrutura, aproveitar o capital humano existente para organizar trabalho com as concelhias de forma sectorial, descentralizada e que lhe permita promover o debate político e captar a atenção e interesse dos jovens para a participação política e cívica.

Este debate político deve procurar caminhos para a concretização de um conceito de desenvolvimento distrital sustentável ao nível económico e social trabalhando em conjunto com as estruturas sectoriais existentes no distrito e região (turismo, transportes, direcções regionais). Contribuindo para encontrar esse caminho estamos a abrir novos horizontes para o futuro do nosso distrito.

Queremos devolver a estrutura aos militantes. Existe, hoje, um evidente afastamento entre estes e os órgãos eleitos, preconizamos uma Federação mais próxima, capaz de motivar para uma maior participação de todos nas suas actividades, criando veículos de informação, até ao momento inexistentes, diversificando as formas de intervenção e as iniciativas a realizar. O trabalho efectuado e as opções políticas tomadas devem ser, devidamente, informadas aos militantes e à sociedade civil. O escrutínio do trabalho político deve ser feito em permanência e da forma mais transparente possível.

Pretendemos fazer da Juventude Socialista no distrito de Coimbra um grande espaço de formação política, só assim, contribuiremos para aprofundar e melhorar a nossa intervenção nos 17 concelhos e para o reforço do Partido Socialista, com quadros jovens e preparados para assumirem mais e novas responsabilidades. Promoveremos encontros e debates de formação política e autárquica em articulação com as concelhias e núcleos da Juventude Socialista do nosso distrito.

Somos um projecto plural, aberto ao diálogo e constituído por um conjunto de pessoas de todo o distrito que representam os anseios e preocupações dos jovens dos seus concelhos. Defendemos a existência de canais de comunicação directos às associações juvenis, de forma a estarmos despertos para as suas causas e sermos capazes de responder aos seus anseios.

Acreditamos que a nossa ambição, o nosso empenho e o nosso trabalho são um inestimável contributo para uma Federação mais eficaz e eficiente, capaz de responder aos verdadeiros desafios da esquerda. Uma Federação capaz de transportar o nome de Coimbra para primeira fila na luta por uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária.

Convidamos todos os militantes da Juventude Socialista do distrito de Coimbra a visitarem e conhecerem o nosso projecto em aquihaesquerda.blogspot.com.

Porque acreditamos que podemos construir um distrito mais à esquerda, com um projecto que esperamos ir ao encontro de todos os jovens socialistas.

…porque “Aqui há esquerda!”

Este é o meu, nosso, compromisso!
Joel Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário