quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O posicionamento do distrito no contexto nacional

A região Centro, particularmente o distrito de Coimbra, tem perdido influência no panorama nacional.

A afirmação de Coimbra e do Centro como região é crucial para o nosso desenvolvimento e para o futuro dos jovens do nosso distrito. A Juventude Socialista do distrito de Coimbra deverá contribuir politicamente e sempre que necessário, para a afirmação da centralidade do distrito de Coimbra na região Centro e desta no panorama nacional.

Chamar entidades empresariais, captar emprego, fixar quadros, atrair investimento exige a implementação de políticas regionais. A Juventude Socialista não se pode demitir de contribuir positivamente para a definição dessas políticas e deve assumir ser uma voz de liderança, promovendo actividades de índole distrital e regional que possibilitem e contribuam para o encontro de novas soluções para o desenvolvimento sustentável da nossa região.

Grandes investimentos públicos e privados são essenciais para o distrito. TGV, Metro de superfície e a possível abertura ao tráfego civil da base aérea de Monte Real são iniciativas que geram emprego, mudam a forma de pensar a região e possibilitam uma ligação directa a outros pontos da Europa (hoje inexistente, a região Centro é a única região da Península Ibérica sem um aeroporto).

A afirmação da identidade regional é também crucial para a definição e desenvolvimento das prioridades relativamente a clusters de desenvolvimento que, como se vê pelo exemplo do Biocant, não podem ser decididos à escala concelhia mas sim fazendo uso do distrito ou região como unidade territorial estruturante.

A nossa Federação lutará pela criação desta identidade regional, que potenciará a centralidade do distrito de Coimbra na região Centro como factor competitivo no desenvolvimento estrutural do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário